• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

10.12.2020

Catálogo São Chico Feita à Mão é lançado para divulgar artesanato francisquense

Gratidão, emoção e abraços virtuais marcaram o lançamento do Catálogo Artesanato Cultural São Chico Feita à Mão que aconteceu esta manhã (10), durante reunião on-line pela plataforma Google Meet. O catálogo contém as coleções feitas pelos 11 artesãos participantes da consultoria, que integra o Planejamento Estratégico do Turismo e Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Sebrae.

 

Não foi só a reunião final que ocorreu de forma virtual. Toda a consultoria foi on-line, representando um desafio aos participantes. “Eu estou emocionada. Foi um trabalho e tanto, em que não houve o toque, não pude ver de perto as peças, mas contornamos esse desafio. Esses artesãos se dedicaram e têm muita história pela frente”, frisa a designer especializada em artesanato do Sebrae, Michele Laforga, que prestou a consultoria. 

 

Com a capacitação, os artesãos produziram uma coleção para o projeto com peças repletas da identidade do município. O resultado é o catálogo on-line que funcionará como uma vitrine da produção local. “O trabalho retrata a relação que existe entre a cultura e o turismo. A ideia é que o turista possa levar consigo um produto com identidade cultural e que transmita essa relação de memória afetiva do local”, descreve Jamille Douat, secretária de Turismo. 

 

O prefeito Renato Gama Lobo, que participou da conferência, parabenizou a todos. “Preciso compartilhar meu orgulho em ver tudo o que foi construído. Deixar registrado meus parabéns aos artesãos que cultivam nossa cultura em peças muitas vezes pequenas, mas que possuem grandes significados. As peças produzidas em São Francisco do Sul precisam ser cada vez mais valorizadas”, destaca.

 

Durante a conversa, os artesãos deram depoimentos em que os agradecimentos e a aprendizagem ganharam destaque. “Quero parabenizar todos os envolvidos. A ONU declarou 2021 como o ano internacional da economia criativa sustentável e de pequenos empreendedores. Nós, artesãos, fazemos parte deste universo. No momento atual, com o desemprego gerado, a atividade está salvando muita gente”, destaca Bruna Szpisjak, artesã.

 

Para a artesã Rosemary Fernandes, participar do projeto foi especial. “Sou só agradecimento. Já tenho vários pedidos dessa nova coleção. Essa capacitação abriu uma porta, abriu a nossa cabeça para uma realidade que vivíamos todos os dias e já estávamos acostumados”, ressalta. 

 

 

 

 

Imagens relacionadas

Carregando...