• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

09.02.2024

Imperadores do Samba: a vermelha, amarela e branca de São Francisco do Sul

 Liderada pelo diretor Jeovah dos Passos, a escola representa uma tradição carnavalesca de 52 anos em São Francisco do Sul. Criada por Teodorico Maciel, que carregava o apelido de “Seu Bichinho” devido ao grupo inicialmente chamado Boi de Mamão e seus bichinhos, a atual Sociedade Recreativa Imperadores do Samba foi sucedida pela família Passos, que escreve seu legado na história até os dias de hoje e transmite a cultura e essência para cada geração mantendo a verdadeira essência da vermelha, amarela e branca de São Francisco do Sul.

“Para nossa escola de samba, o carnaval é muito mais do que apenas uma festa, é uma manifestação vibrante e colorida de nossa identidade, uma expressão genuína de nossa cultura. É uma celebração que representa nossa cultura e nossas raízes, uma forma de expressão cheia de paixão e energia. É uma oportunidade de nos conectarmos com nossas tradições e ancestrais, mostrando ao mundo quem somos e de onde viemos”, disse o diretor. Jeovah também cita que no carnaval, as pessoas podem deixar fluir toda sua criatividade e emoção, que é uma festa multicultural, onde diferentes pessoas se unem para compartilhar alegria, música e dança. É um momento de união em torno de um amor em comum: a celebração da vida e da diversidade.

O Carnaval de São Chico, mais do que uma festa anual, é uma herança cultural enraizada na história da cidade mais antiga de Santa Catarina. O evento não apenas celebra, mas também preserva a identidade e história da cidade, sendo uma expressão viva de sua cultura e que além de ser uma festa local, exporta o legado da cidade para além de suas fronteiras através dos turistas que a visitam durante essa época e levam consigo memórias e experiências compartilhadas com amigos e familiares. As escolas de samba desempenham um papel crucial no cenário social e econômico da cidade, catalisando talentos locais, promovendo a expressão criativa de artistas e impulsionando setores econômicos durante a preparação para o Carnaval.

O samba enredo de 2024, intitulado "Ypiranga, o orgulho de São Francisco!", homenageia o centenário do Ypiranga Futebol Clube. O desfile irá narrar os 100 anos do clube, desde a vibrante ala do futebol feminino até a emocionante lembrança do título de 1940 em memória dos que marcaram a história do clube e já partiram.

Para Jeovah dos Passos, representar a escola de samba como presidente é uma honra e responsabilidade. Ele carrega o legado de seus predecessores, especialmente seu pai, Joel, com reverência, perpetuando o compromisso com a história, valores e paixão pelo samba. “Ser presidente da Imperadores é ser um elo entre o passado, presente e futuro da comunidade, um papel desempenhado com gratidão e respeito pela tradição”.

Imagens relacionadas

Carregando...